Comércio eletrônico ou e- commerce é o ato de vender ou comprar pela internet.
No início, a comercialização online era realizada apenas por CD's livros e produtos palpavéis. mas com o avanço da tecnologia, surge novas tendências para a comercialização online como a venda de serviços pela web, podemos citar por exemplo pacotes turísticos.
o comércio eletrônico é aplicado em três categorias: a de empresa-a-consumidor (B2C), a de empresa-a-empresa(B2B) e a de consumidor-a-consumidor(C2C).
Comércio eletrônico de empresa a consumidor(B2C)
É a transação comercial em que o comprador é uma pessoas física que adquire um produto ou um serviço atraves da internet.
Comércio eletrônico de empresa a empresa (B2C)
pode ser definico como a substituição dos processos físicos que envolvem as transações comerciais (envio e recebimento de cotações, troca de informações diversas, etc) por processo eletrônico.
Comércio eletrônico de consumidor a consumidor (C2C)
É uma importante estratégica de negócios, onde os comerciantes podem compra e vender entre si em um processo de leilão
Ele representa as relações comerciais entre duas outras pessoas físicas, sem que hajam empresas diretamente envolvidas.
o comércio eletrônico traz inúmeras vantagens tanto para as empresas quanto para os usuário desta tecnologia, como por exemplo: maior comodidade, segurança e rapidez no pagamento de mercadorias, diminução de impostos, aumento do lucro das empresas, redução de mão de obra, comercialização em âmbito global, etc.
o comércio eletrônico trouxe também desvantagens não so para as empresas mas também para os clientes e para a sociedade, diminuição da qualidade dos produtos, aumento da taxa de desemprego.
Mas a principal desvantagem do comércio eletrônico e a segurança, mas isso esta aos poucos sendo resolvido e minimizado, por conta do crescimento que o e-commerce vai ter nos proximos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário