sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Acerte na entrevista de emprego

Do comportamento adequado aos cuidados com a aparência, confira dicas importantes para conquistar a vaga que tanto deseja
A entrevista é uma etapa decisiva na conquista do emprego. A forma como o candidato se veste e se comporta é essencial para sua aprovação ou não, pois as suas roupas e atitudes podem transmitir a impressão de alguém cuidadoso e sério – ou desleixado e irresponsável.

O mais importante, no entanto, é estar preparado. “Estude seu currículo e informe-se sobre a empresa contratante”, aconselha Daniella Correa, consultora de RH da Catho Online. Já no momento da entrevista é fundamental que o candidato se sinta seguro e demonstre o quanto está apto a ocupar a vaga oferecida pela empresa.

 
Atenção ao comportamento

  • Seja educado, fale pausadamente e explore ao máximo sua experiência profissional.
  • Fale apenas de seus aspectos positivos, evitando fazer queixas ou usar um tom de arrependimento por não ter feito algum curso. “E nunca reclame dos profissionais com quem trabalhou em empresas anteriores”, alerta Daniella.
  • Seja um bom ouvinte e não interrompa o entrevistador em hipótese alguma.
  • Tenha uma postura séria e profissional, mas aja com naturalidade.
  • Não chegue atrasado. A pontualidade é um aspecto a ser avaliado.
  • Nunca fale mentiras, gírias ou atenda o telefone durante a entrevista.
  • Dê atenção especial à linguagem, evitando cometer erros de português.
  • Fuja de assuntos polêmicos, como política, futebol e religião. “Esse erro é comum e pode acabar com suas chances de contratação”, avisa Daniella.
Cuidado com a aparência

A mulher que concorre a uma vaga em áreas tradicionais, como Direito e Administração, por exemplo, deve usar camisa, calça social, tailleur ou terninho. Para as menos formais, saias ou vestidos retos (na altura do joelho) ou calça risca de giz são boas opções. “Evite brilhos, transparências e decotes, que deixam o corpo à mostra”, alerta a consultora de moda e estilo Vanessa Akemi.

O visual deve ser discreto e bem apresentado. Por isso, opte por acessórios pequenos e use um perfume cítrico, suave e fresco. “E nunca exagere na maquiagem. Prepare a pele com corretivo, base e pó compacto e passe um blush para dar uma coradinha. Por fim, batom cor de boca e rímel”, orienta Vanessa. Dê atenção especial aos cabelos, que devem estar bem tratados e penteados. Para garantir uma boa aparência, use os produtos da linha Dove Reconstrução Completa, que penetram profundamente nos fios, deixando-os brilhantes e sedosos. As unhas, por sua vez, devem estar bem feitas, mas com esmalte claro.

Para os homens, se o cargo for para emprego formal, o uso de terno e gravata é o ideal. Caso contrário, opte por calças clássicas, camisas sociais e sapatos fechados. Mas jamais use roupas amassadas ou rasgadas, largas ou excessivamente apertadas, bem como shorts, bermudas, chinelos, estampas chamativas e moletons - na maioria dos casos, até mesmo jeans. Evite também calças curtas, colarinhos abertos e bonés. Lembre-se de que a roupa deve combinar com o cargo que se almeja; então, quanto mais formal for a futura função, mais formal deve ser a roupa. Barba bem feita, unhas e cabelos cortados são igualmente fundamentais.
  Portal vital

Nenhum comentário:

Postar um comentário